Fonte: Blog ArqDecor
Terra Catarina Carvoeira, resgatando os tons do carvão
Trend – ou tendências – vão bem além de modas e falam muito sobre o comportamento humano. O que vem por ai?
Pesquisando em quem entende, de vários setores e traçando uma linha comum entre eles vemos que as tendências 2019/2010 vistas estão bem entrelaçadas.
A WGSN, maior autoridade de previsão de tendências do mundo, fala em valorização do que é local, em contraposição ao mundo digital global. Cultua as novas experiências, a cultura do bem estar, a valorização do que é feito a mão, do único, do artesão, tendo como base a redução do impacto ecológico e humano, do consumo repensado, o uso responsável dos materiais naturais, do não poluente, sem aditivos, como antídotos para o mundo digital.
Já o britânico Franklin Till Studio, fala de um conjunto de tendências a que chama de “Toward Utopia” – a caminho da utopia – nas quais destacamos a Go off-grid, algo como “vá para fora da grade” ou “ os desconectados” . Fala em reconectar-se com a natureza, o viver em harmonia, a valorização de experiências fora da rotina. E traz uma paleta de cores em tons terra e verde, além de tons de cinza mais para o grafite, destacando a imperfeição, texturas para terapias sensoriais. Outra tendência – Seek Santuary – “busca do santuário” traz a procura por refúgios mais puros, mais naturais, nossos oásis urbanos, locais de reconexão consigo mesmo, de relaxamento, trazendo a tona o design relaxante, o calor, conforto – material e emocional/afetivo. Para fechar, a Embrace Indulgence, em respostas nostálgicas aos tempos incertos, com busca de um novo tipo de luxo. Nestes tempos marcados pelas incertezas, resgatamos o passado e tentamos nos envolver. Ressalta as texturas naturais, apelando para o sensorial, um novo tipo de conforto, de bem estar, bem além do futurismo, das tecnologias exageradas, da conexão exagerada. Desligar-se.
E como isso deve se refletir no mundo dos revestimentos? Inspiração no passado ( anos 40, 50 60), numa expressão mais pessoal dos materiais. Resgate das cores quentes que remetem à terra, à natureza, com destaque para as tonalidades terrosas, do verde floresta, das cinzas de carvão. O contraste da materialidade pura do tijolo com as linhas mais contemporâneas –quem sabe brilho. O novo oásis urbano mostrando que as escolhas da Olívia Revestimentos foram – e são assertivas. Deve ser porque usam a melhor matéria prima: paixão.
Referências:
WGSN, Pantone, Follow the Colours, Habitus Brasil, E-ArqDecor.
Joyce Diehl, arquiteta especializada em Branding, para a Olívia Revestimentos.